- Ou seus amigos ou eu!
- O que eu fiz?
- Imaginação fértil a sua!
- Chega!
- E aonde você vai?
- Embora!
- Volta?
- Não.
Um dia sim, outro também...
Compañero,
Grato por su opinión. Lo comunismo no sería lo mismo si en tu ayuda. Todas las palabras fueran ditas como la verdad, mismo las mentiras descaradas. Grato por eso también.
Su eterno compañero e con ternura,
Fidel
Tristão da Cunha – 3
Pouco depois que saí do banho eu ouvi duas batidas leves na porta. Finalmente deixei o quarto imundo que ficava nos fundos do barraco do John. Depois da mudança consegui passar mais tempo comigo mesmo, que foi o real objetivo de ter vindo para essa ilha.
- O... Oi...
Era a tímida Jane, com o rosto vermelho e usando um vestido de outono cafona. Conheci-a quando acompanhei o velho John a uma igreja protestante. Ela estava sentada junto à mãe, orando pelo falecimento do pai em alto mar.
- Aquele lá fugiu em um navio. Nunca foi homem de uma mulher só... – resmungou John durante uma de nossas conversas pesqueiras.
- Tome – Jane estendeu um pote de plástico contendo algo quente – Imaginei que... Enfim... Pudesse estar com fome – E deu dois passos para trás assim que senti sua mão trêmula tocar a minha.
Agradeci e ela sorriu com o olhar baixo, ficando ainda mais vermelha. Em outros lugares do mundo bastaria abrir um pouco mais a porta, pegar uma cerveja e logo já estaríamos dançando nus sobre meu colchão. Mas quanto menor a comunidade mais forte são os valores morais, essa peste imunda que corrompe os corações humanos, enchendo-os com podridão até a boca e não deixando lugar para aquilo que é realmente belo e verdadeiro.
Não pude deixar de sorrir na ilusão que Jane estava criando para si mesma enquanto jogava no lixo aquela gororoba fedorenta que ela havia me oferecido.
- Jonas!
O grito ecoou da minha janela no terceiro andar, quando eu já tinha acabado de colocar minha bagagem minimalista no porta-malas do taxi.
- Está esquecendo essa foto!
Era Adelaide, minha fiel empregada durante anos, que ainda estava com lágrimas nos olhos pelo destino que escolhi. No porta-retratos uma foto de Lígia.
- Não estou me esquecendo de nada, Adelaide. Obrigado!
Sorri tristemente ao mesmo tempo em que suspirava fundo. Bati a porta do taxi e acenei para Adelaide, que correspondeu pesadamente, como se não acreditasse na minha escolha.
Para minha alegria o motorista ficou calado todo o trajeto até o porto. Para onde eu ia não dava para ir de avião. E eu também não estava com humor para falar sobre os motivos da minha fuga. Sim, eu me considero um covarde, desses mais medíocres. Mas algumas fissuras são fundas demais. Tão desesperadoras quanto os terremotos que as criaram.
Peguei carona em um cargueiro que ia para a África, atravessando o Atlântico. Durante vários dias procurei esquecer o passado e não pensar no futuro.
Então finalmente cheguei lá: Ilha de Tristão da Cunha.