segunda-feira, junho 13, 2005

mitologias

Lá do monte dos céus, que fica em constante tremor, Perdeus voou até o fim do universo onde reside Deva, pois esta o havia chamado. Deva foi a origem de tudo, quando não existia nada. Ela, apenas por brincadeira, resolveu ter um filho com ela mesma. E Perdeus foi esse filho. Mas Perdeus ainda tinha que aprender muitas coisas, por isso ela criou o mundo e os seres humanos, para que Perdeus aprendesse na prática o que é ser rei. Deva, agora já velha, não tinha mais influências a não ser seus conselhos para Perdeus.
Deva estava doente. Perdeus foi até lá para tentar ajudá-la. Deva estava tremendo, pois seu calor já não estava tão quente. Então Perdeus ascendeu uma bola de fogo e a colocou do lado de Deva, que imediatamente já ficou melhor. Mas a bola de fogo estava muito perto, então Deva sempre a afastava. Mas logo depois, ela sentia frio de novo, e precisava da bola de fogo perto. E graças a esse ir e vir da bola de fogo é que surgiu o dia e a noite, pois Deva nunca conseguiu achar um lugar único onde poderia ficar satisfatoriamente aquecida.
Perdeus zelava por sua mãe. Então ele colheu de frutos plantados pelos humanos e levou os mesmos para ela. Ela os comeu, e Perdeus estava certo que isso recuperaria as forças de sua mãe. Mas não foi o que aconteceu. Deva sentiu fortes dores de barriga, e teve seu corpo destruído quando de dentro dela nasceu outra. Uma nova deusa, que Perdeus chamou de Cleta, muito bonita e charmosa. Porém, de dentro de Deva, Cleta surgiu segurando dois órgãos, que Perdeus não viu. O cérebro e o coração de Deva... Perdeus estava muito triste com o destino de Deva. Por isso Cleta resolveu preparar um prato de especiarias para aliviar a dor de Perdeus. Cleta pegou os órgãos de Deva e os picou e os misturou no prato para Perdeus comer. Perdeus comeu, aquilo que tinha gosto de doce e salgado ao mesmo tempo. Então Cleta contou que havia temperado todo o prato com os órgãos de Deva, e Perdeus se sentiu mal com isso. Cleta foi julgada e punida por Perdeus, então ela teve que descer do monte dos céus e ensinar os humanos a respeito do reino de Perdeus.
Pensando na sua refeição funesta e em Deva, Perdeus chorou. Chorou muito e suas lágrimas caíram dos céus e atingiram a terra, criando o oceano e todos os desejos e racionalidade. Cleta estava triste com seu destino, e por isso ensinou os humanos apenas meias verdades sobre Perdeus, semeando então as dúvidas. E o mundo, desde então, estava apenas surgindo.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial