terça-feira, maio 17, 2005

Banho de chuva

Existe uma diferença entre ser aquilo que somos realmente e aquilo que queremos ser. Veja bem, projetamos em nós mesmos aquele ideal. Reunimos nele tudo o que achamos bom, útil e maravilhoso e tentamos procurar alguma coisa em nós mesmos que corresponda a qualquer mínimo detalhe que seja nosso ideal. É por isso que somos pessoas infelizes...
Não me olhe com essa cara. Você sabe muito bem o que eu quero dizer, você já sentiu coisas parecidas. Disso eu tenho certeza. Caso contrário você não estaria aqui, não pensaria como você pensa hoje e não sorriria mesmo assim. E qual o problema de sorrir quando percebemos que tudo está acabado? Eu sempre faço isso. Aliás, hoje eu fiz isso novamente.
Mas voltemos aos seus ideais. Sabemos que nunca seremos como gostaríamos de ser. E essa busca sem fim, porém finita, é o que gera todas as nossas angústias e todo o nosso sofrimento. Não é possível, nunca foi e nunca será. Até mesmo o pensamento muitas vezes foge de nosso controle. Somos uma mistura de várias coisas. Acontece que muitas delas nós não controlamos. Mas isso também não quer dizer que nossa vida está desgovernada. Acreditar nisso é negar a sua essência, aquilo que retorna para você mesmo e gera as dúvidas. Se não tivéssemos alguma espécie de controle não teríamos dúvidas.
E é isso que consome meu cérebro agora. Um monte de dúvidas que não têm o menor sentido. Mas eu não posso evitar. Eu sei que você é como eu. Não adianta negar. A pessoa mais estúpida é capaz de formular as questões mais complexas a respeito de nossa vida atormentada. Mesmo que seja somente para ela. Acredito fielmente que está em algum lugar, no fundo...
O processo de perceber tudo isso é doloroso. Um dia acordamos, comemos alguma coisa, e então paramos para pensar. Acontece que um pensamento leva a outro, que trás lembranças, que está ligada com outras coisas. E todo esse processamento vai remoendo nossa mente em busca de perguntas para nossas respostas já prontas. E quando percebemos, estamos com dúvidas cujas soluções não bastam. Teorias são somente teorias. Filosofia é apenas especulação.
Depois disso vem a tristeza, que é como me sinto agora. E, não sei você, penso que ela não tem fundamento. Mas eu sei que é apenas uma fase... Algo que pode durar apenas algumas horas. Mas é nesse momento que eu percebo as coisas com mais claridade, que eu consigo sorrir de mim mesmo. Isso, o jeito que estou agora. Não é maravilhoso? E você provavelmente se pergunta de onde vem esse sorriso então, sendo que estou triste. E eu apenas sorrio novamente por saber que não tenho uma resposta.
Esse é o final da história. Você sabe muito bem o que eu quero dizer. Eu sei, todo mundo passa por isso. É fase. Seus conselhos vão me dizer sempre a mesma coisa. Mas, às vezes, seria bom não ouvir mais nenhum conselho. Não ver mais ninguém. Ficar sozinho, absolutamente. Até mesmo sem a minha própria existência.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial