terça-feira, novembro 23, 2004

Capítulo 01

Do ônibus tudo parecia bem menos tranquilo. A movimentação nas ruas aumentou um pouco. Não era como eu me lembrava. As ruas pareciam mais escuras, diferente de quando eu andava por elas de bicicleta. E o ônibus passava por lugares que meus olhos não reconheciam mais. Fazia muito tempo que eu havia partido. Às vezes percebemos que nosso lugar é longe de onde estamos. Quando isso acontece devemos tomar algumas decisões em nossa vida. Eu tomei a minha, fiz a minha escolha. Paguei o preço por ela também, e não foi nenhum pechincha. Depois de tanto tempo eu voltava ao lugar que, uma vez pelo menos, acreditei pertencer.
A rodoviária não era a mesma. Estava maior, mais suja e mais fedorenta. Desci do ônibus e suspirei fundo, a viagem havia sido longa. Uma viagem que durou muitos anos. Ninguém me esperava, ninguém sabia que eu viria. Isso me fez sorrir, um sorriso nervoso, indeciso. Claro, naquele momento eu estava com medo, como todo homem fica quando está diante do incerto, ainda mais um incerto que ele conhece bem... Qual seria a reação deles? Eu pensava comigo, e minhas dúvidas só aumentavam a minha ansiedade. Flores ou pedras, alguma coisa necessariamente deveria acontecer.
Andei pela rodoviária tentando reconhece o lugar a minha volta. Num dos cantos havia um sujeito velho, sentado, vestindo trapos. Ele tinha barba grisalha e mal feita, um olhar triste e fechado. Ninguém parecia notá-lo, mas em outros tempos ele seria uma figura bizarra, que me daria medo, e também seria motivos de comentários naquela cidade por várias semanas. Tudo estava bem diferente. Maior e pior. Nunca apreciei muito as cidades grandes, e talvez esse tenha sido um dos motivos que me fizeram voltar. Mas ainda estava longe de ser uma cidade grande, como as outras que conheci. Mas pelo menos essa eu conhecia um pouco melhor. Até aquele momento eu ainda acreditava que conhecia alguma coisa.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial